terça-feira, 20 de janeiro de 2015

o que é menopausa?



A menopausa é um processo natural no organismo feminino, como tudo na vida é só uma fase que nos mulheres temos que aprender como lidas e mulher é o ser que consegue supera tudo.

Vamos entender para sabermos o que fazer:

É quando acaba o período reprodutivo e cujos sintomas costumam ser sentidos, Conheça os ciclos por que a mulher passa antes da cessação da menstruação.

PERIMENOPAUSA – ocorre a partir dos trinta anos e vai até os quarenta, mais ou menos, podendo a duração dessa fase ser diferente para cada mulher, durando dois anos para algumas, cinco (que é o mais normal) para outras ou até oito anos para outras. Nesse período, a mulher ainda está ovulando, mas pode sentir alguns sintomas comuns na menopausa, pois é nessa fase que os hormônios começam a diminuir, sendo nos últimos dois anos que os sintomas se intensificam, já que o estrogênio diminui mais rapidamente.

MENOPAUSA – aqui, os ciclos menstruais cessam, os ovários interrompem a liberação dos óvulos e produzem maior quantidade de estrogênio. Ocorre, normalmente no final dos quarenta anos e vai até a metade dos cinquenta anos e os sintomas são mais intensos, se a mulher passar um ano sem menstruar, considera-se que entrou na pós-menopausa.

PÓS – esta fase inicia-se, normalmente, após os cinquenta anos e aqui, os sintomas já não se fazem sentir para a maioria das mulheres. Com a redução dos níveis hormonais, algumas mulheres passam a sofrer os efeitos na saúde, é a hora de ficar atenta a problemas como a osteoporose e doenças cardíacas.
 , são comuns a todas. Mesmo algum tempo antes de a menopausa ocorrer, algumas mulheres já começam a sentir certos sintomas, é o chamado climatério, ou perimenopausa, quando os hormônios começam a reduzir.

Veja quais os sintomas que podem ser sentidos durante e até antes, no climatério:

Suor noturno;
Diminuição do desejo sexual;
Ondas de calor;
Ressecamento vaginal;
Irregularidade dos ciclos menstruais;
Irritabilidade;
Ansiedade;
Insônia;
Depressão.

As ondas de calor e outros sintomas podem ser evitados com alimentação saudável, prática de exercícios e controle do stress. Procure andar cerca de 45 minutos a uma hora todos os dias. Caminhar libera endorfinas, que provocam sensação de bem-estar, fixam o cálcio e combatem a obesidade. Evite alimentos gordurosos e prefira leite desnatado, queijo branco, ricota, iogurte, peixes, aves sem pele, carnes magras, frutas e alimentos ricos em fibras. Com o declínio do estrógeno, há uma alteração na produção do hormônio masculino testosterona, que aumenta o apetite e leva ao acúmulo de gordura no abdome, que pode resultar em uma barriguinha inconveniente. É importante também hidratar bem o corpo. As fumantes devem pensar seriamente em largar o vício. Segundo um estudo de médicos do instituto de saúde pública norueguês e da Universidade de Oslo, na Noruega, fumar acelera a entrada na menopausa. Após avaliarem mais de 2 mil mulheres, os pesquisadores concluíram que o risco de antecipação da menopausa é proporcional aos anos de vício e ao número de cigarros.
A ingestão de alimentos ricos em vitamina E, C e D3, zinco, cálcio, ácido fólico, magnésio, selênio, carboidratos integrais, proteínas de alto valor biológico, substâncias fitoestrogeneas e fitonutrientes ameniza as causas decorrentes dos déficits hormonais, de estrógenos e progesterona.

ESQUEÇA O CIGARRO DE UMA VEZ!

Alguns estudos mostram as fumantes como as mulheres que mais comumente sofrem com as ondas de calor e as que mais procuram tratamento com reposição hormonal, por isso, constatou-se que o cigarro influencia diretamente no incômodo dos chamados “fogachos” da menopausa! Além, é claro, de diversos danos sérios à saúde, especialmente no sistema respiratório e cardiovascular.

*Veja também outras postagens referentes a este assunto:

http://matafome.blogspot.com.br/2015/01/sucos-para-amenizar-os-sintomas-da.html

http://matafome.blogspot.com.br/2015/01/cha-das-folhas-de-amora-ameniza-os.html

http://matafome.blogspot.com.br/2015/01/remedios-naturais-que-prometem-afastar.html

http://matafome.blogspot.com.br/2015/01/como-evitar-os-sintomas-e-lidar-melhor.html

https://www.facebook.com/blog.mata.Fome?ref=hl




Nenhum comentário:

Postar um comentário