terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Tangerina








A tangerina, também conhecida como mexerica ou polkan, é uma fruta cítrica de origem asiática.
Possui um formato arredondado (com gomos) e, quando madura, apresenta uma casca de cor alaranjada.
A árvore que produz este fruto adapta-se em regiões de climas tropical e sub-tropical, pois precisa de uma boa quantidade de umidade para se desenvolver.
É uma fruta que apresenta uma quantidade razoável de sais minerais (cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio e ferro).
Apresenta também vitaminas como, por exemplo, A, C e do complexo B.
No Brasil, o período de safra desta fruta vai de abril a setembro.
Não é muito calórica, apresentando por volta de 40 calorias por 100 gramas.
As espécies mais conhecidas são: polkan, cravo, dancy e montenegrina.
Possui um bom efeito diurético, sendo bom também para o funcionamento do sistema digestivo.

Pode-se aproveitar a casca para a produção de doces e geléias, pois é rica em vitaminas.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Gelatina rápida e fácil feita no microondas



Ingrediente

1 envelope de gelatina(qualquer sabor)
1 copo de água quente
1 copo de água gelada
1 pote médio

Modo de Fazer


Coloque um copo com água por 1 minuto no microondas para esquentar, em seguida pegue um pote médio e derrame o pó de gelatina coloque a água quente e mexa bem, depois disso pegue um copo de água fria e junte tudo mexa mais um pouco coloque o pote na geladeira ou passe para copinhos se preferir é  logo estará pronto.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Gelatina

Gelatina: benefícios não só para a dieta.


Ela ganhou a fama de ser o alimento número 1 quando o assunto é dieta. Saborosa, refrescante, hipocalórica, que ajuda a combater aquela vontade aguda por doces e guloseimas e ainda, de baixo custo e fácil preparação. Sim, a gelatina é tudo isso. Mas se engana quem pensa que ela deve estar inserida apenas no cardápio das pessoas preocupadas com os ponteiros da balança. Na verdade, os benefícios dessa delícia são bem maiores do que possam imaginar. Duvidam? Pois então vamos desmistificar o que há por trás daquele simples pozinho. 


A gelatina é composta praticamente de aminoácidos (proteínas), que ajudam na síntese e na renovação do colágeno. Dos indispensáveis para o organismo, dez precisam ser adquiridos através da alimentação porque o nosso metabolismo não consegue sintetizá-los. Para ter uma ideia da importância da gelatina, ela possui nove tipos deles, faltando apenas o triptofano (precursor da serotonina), o neurotransmissor que nos deixa feliz. 

Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. Ela promove também uma maior resistência física aos desportistas. E mais: colabora para a manutenção da juventude, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos. Ainda não está convencido do poder da gelatina? Então dá uma olhadinha nos detalhes abaixo. 


Pele mais firme 

Você já deve ter ouvido falar que, quando envelhecemos ou emagrecemos, nossa pele vai perdendo elasticidade e firmeza. Isso acontece por conta do enfraquecimento gradativo do colágeno, que exerce essa função estrutural de sustentação e preenchimento da pele. Com uma dieta rica em proteínas (lembre-se, gelatina é proteínas), atividade física e pouca exposição solar é possível melhorar a saúde, como fortalecer unhas, ter um cabelo brilhante e a pele mais saudável. No entanto, é importante salientar: não existem milagres na área da saúde! Ou seja, não basta consumir grande quantidade de gelatina diariamente sem mudar o estilo de vida precário. Portanto, não esperem pelo milagre da gelatina que não vai funcionar.


Em cápsulas

Hoje já é possível encontrar, em farmácias especializadas, as gelatinas em cápsulas. Elas apresentam os mesmos benefícios da gelatina em pó, porém, as versões em cápsulas são mais eficientes para a formação de colágeno por serem pura e sem adição de corantes. Quanto à absorção, as do tipo em pó são absorvidas em maior velocidade. A desvantagem da encapsulada é que para se obter 10g (dose mínima diária) é necessária a ingestão de 20 cápsulas, enquanto na versão em pó, a mesma quantidade é obtida em apenas uma colher de sobremesa. Sempre as utilize com a indicação de um profissional de saúde capacitado, pois a dose pode variar de acordo com a necessidade de cada organismo.